Como os paradigmas filosóficos da física quântica afetam sua vida?


Por que é importante compreender os paradigmas filosóficos da física quântica? O que isso afeta, na prática, a sua vida? Todas as nossas ações e decisões no dia a dia são tomadas baseadas em um modelo de realidade (representação conceptual), quer tenhamos consciência disso ou não. As decisões empresariais, de lideranças e governamentais também são norteadas por modelos. A nossa sociedade atual é, em grande parte, norteada por modelos que nasceram no pensamento newtoniano onde o mundo, o universo e o ser humano funcionam como uma grande engrenagem, mecanicista e determinista. Desta visão nascem nossos modelos econômicos, educacionais, empresariais, de liderança e de relacionamentos. No início do século do séc.XX a física quântica nos mostra que o comportamento mecanicista é apenas um aspecto da realidade, mas não sua verdade última. Mesmo aparecendo como um comportamento microscópico, a dualidade da matéria, a não-localidade e o emaranhamento, vão nos trazer uma compreensão muito mais ampla do mundo a nossa volta.

O universo deixa de ser exclusivamente mecanicista e determinista e passa a ser constituído de uma complexidade de possibilidades e probabilidades.

Como todas as ações humanas são baseadas em modelos, com essa nova perspectiva quântica é possível pensar em modelos que vem ao encontro dos anseios da sociedade atual.

No âmbito empresarial, saímos de um modelo de liderança que é mecanicista e linear, que apresenta incapacidade de respostas ágeis, que exerce uma gestão autoritária, que tem um foco exclusivo nos processos, que não acompanha as demandas da sociedade e que é orientado exclusivamente a resultados, Para um modelo quântico e exponencial, onde tem-se pronta resposta as mudanças, com uma gestão orgânica, com foco sistêmico, com um olhar sempre atento as demandas da sociedade e orientado para a complexidade dos clientes e colaboradores.

Dessa maneira, uma empresa sai do paradigma sequencial: planejar ->executar->controlar. E passa a fazer estas funções simultaneamente, enfrentando as dificuldades de forma criativa e mutante. Suas ações agora são orientadas pelo seu ADN (Visão, Missão, Valores, Princípios, Vocação e Talentos). O resultado imediato, é um ambiente menos estressante, pois se conhece e domina seus ritmos e processos vitais. É criada então, condições para que as pessoas se desenvolvam e apliquem novas habilidades, talentos e se aproveite ao máximo as potencialidades humanas e profissionais da equipa e todos os recursos investidos nos processos produtivos.

No âmbito pessoal, ao compreendermos as novas possibilidades da realidade, mudamos nossa maneira de pensar, e consequentemente, mudam nossos sentimentos e nossas ações. Ao mudarmos nosso comportamento interno e externo, a realidade a nossa volta também se modifica.

Percebemos assim a relevância de compreender e agir conforme os novos paradigmas.

0 visualização

Instituto Migliori | Da Física à Consciência

  • Facebook Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey